A gestão de postos de combustíveis precisa ser bem planejada, para que seja eficiente, lucrativa e segura.
Ao longo deste texto, apresentaremos dicas para ajudar você a gerenciar o seu posto da melhor forma possível.
A importância de uma boa gestão de postos de combustíveis:
Assegurar uma gestão organizada em termos financeiros, técnicos e administrativos é essencial.
Com uma boa gestão, fica mais fácil mensurar os resultados do posto e viabilizar ao gestor a possibilidade de controlar os gastos, reduzindo custos.
As melhores dicas para fazer uma boa gestão de postos de combustíveis
Veja as 5 melhores dicas de como fazer uma boa gestão de um posto de combustível.
Efetue um rigoroso controle sobre os impactos ambientais:
Um posto jamais pode se esquecer do meio ambiente. Existem resoluções e normas que regulamentam e impõem que essa modalidade de negócio.
É fundamental que o posto tenha uma gestão ambiental rigorosa, que reduza e amenize os problemas relacionados à poluição, como o vazamento de combustíveis.
Um exemplo de como controlar os riscos ambientais é checar frequentemente as bombas e as válvulas, além de elaborar um plano de contenção, na eventualidade da ocorrência de algum problema de grandes proporções, como uma explosão.
Aprimore o atendimento aos clientes:
Você certamente está ciente de que o nível de atendimento em seu posto é uma das principais razões para que alguém volte ao seu posto.
Sendo assim, é simplesmente crucial dedicar uma dose especial de atenção e empenho a esse quesito.
O momento do atendimento é justamente o melhor para o posto oferecer e vender uma série de outros produtos e serviços, como:
- palhetas de para-brisa;
- aditivos;
- lubrificantes;
- trocas de óleo;
- lavagem completa do veículo e assim por diante.
Os frentistas, diante desse contexto, podem e devem ser treinados com excelência, atualizando e aprimorando suas técnicas, competências e habilidades de atendimento.
São eles que transmitirão uma imagem positiva e, assim, conquistar e fidelizar clientes, ganhando confiança, credibilidade e simpatia deles.
Invista em segurança:
Os postos de combustíveis são um tipo de estabelecimento comercial muito visado pelos criminosos.
Isso é ainda mais forte no caso dos postos localizados mais afastados dos centros urbanos ou que funcionam 24 horas.
Em vista disso, a gestão deve, obrigatoriamente, investir na implementação de medidas de segurança.
Essas medidas precisam visar a segurança do patrimônio, dos funcionários e dos clientes.
Esses itens de segurança podem ser, entre outros exemplos:
- equipamentos de segurança;
- alarmes;
- câmera;
- vigilância na movimentação.
Aposte na loja de conveniência:
Ter uma loja de conveniência em seu posto é uma excelente forma de ampliar o mix de produtos e serviços, podendo gerar ótimos lucros. Mas vale lembrar que, para que seja de fato rentável, é preciso que seja bem gerida e administrada.
Tenha em mente que esse tipo de negócio é uma espécie de plus, de acréscimo em relação às atividades prioritárias do posto. Dessa forma, a loja de conveniência precisa ser bastante atrativa e interessante.
Um bom design, aliado a uma identidade visual marcante, certamente chama a atenção do consumidor.
O planejamento das gôndolas e a disposição dos produtos despertarão a vontade de consumo pelo cliente.
Monitore os indicadores de desempenho:
Depois de todas essas e muitas outras práticas de gestão, é essencial que se aplique indicadores de desempenho e se faça o devido monitoramento deles.
É dessa maneira que será possível acompanhar os resultados obtidos pela sua empresa e, com os dados em mãos, tomar decisões mais ágeis e eficientes.
Os impactos positivos de uma boa gestão de postos de combustíveis são inúmeros.
É por meio de uma gestão eficaz que o empreendimento terá plenas condições de se manter e de expandir os negócios, se tornando cada vez mais próspero.
Conheça nossos serviços
A GobalTera é uma empresa de soluções de TI, localizada no Rio de Janeiro e atuamos no mercado há 6 anos.
Ela foca em evolução, inovação e em qualidade na entrega de todos os serviços, independente do seu tamanho, e em sua relação com pessoas, sejam elas de nossa equipe, clientes ou parceiros.
Por isso, a GlobalTera, acredita que por trás de cada serviço, sistema, empresa, chamado, existem pessoas!
Portanto, trabalha para entregar a solução ideal para todas as pessoas que nos contratam, com a intenção de levar praticidade, acessibilidade e tecnologia de qualidade.
Clique aqui e entre em contato conosco.