5 coisas que não podem faltar na automação de postos de combustíveis

automação de postos de combustíveis

A automação de postos de combustíveis tem se tornando uma prática cada vez mais comum e necessária para os postos de combustíveis brasileiros, afinal a tecnologia pode ajudar

– e muito – a reduzir os custos operacionais, permitindo a centralização de toda a gestão e garantindo a competitividade geral do negócio.

Os sistemas para postos de gestão antigos não ofereciam a segurança e a tranquilidade que a automação permite atualmente.

Por isso é preciso entender como esse processo realmente funciona e quais são os elementos essenciais para atender às suas necessidades.

A seguir separamos 5 coisas que não podem faltar na hora de automatizar um posto de gasolina e que são essenciais para o sucesso da operação.

Concentrador Universal de Bombas (CUB):

O Concentrador Universal de Bombas é um equipamento fundamental para realizar a automação de postos de combustíveis.

Uma vez que permite o monitoramento das informações enviadas pelas bombas de combustível e pelos dispensers de GNV.

O CUB então envia essas informações a um servidor que concentra o software de configuração do equipamento e o software de monitoramento das bombas (podendo também ser um serviço na nuvem), que deve estar integrado aos demais sistemas gerenciais do posto de combustível.

Módulo GSM:

Esse equipamento permite a comunicação entre os diversos dispositivos de automação sem a necessidade de cabos, permitindo a criação de uma rede de comunicação interna de forma segura e eficiente.

Servidor de Aplicação:

O servidor concentra os softwares cruciais para o monitoramento da automação de um posto, e deve ser um sistema de hardware robusto e seguro que deve receber manutenção constante.

Problemas no servidor ou com o CUB podem acarretar na paralisação das bombas até que a situação esteja resolvida, por isso a manutenção e instalação desses equipamentos devem ser feitas por especialistas.

Software de automação:

Esse é um dos protagonistas da automação, podendo influenciar não apenas na operabilidade do posto mas também no faturamento e na segurança geral do negócio.

Existem excelentes serviços na nuvem e softwares locais de automação.

Porém, o ideal é se informar bem antes de escolher o software que melhor se enquadra melhor nos seus objetivos gerenciais.

De qualquer forma, o software deve ter suporte para uma gestão financeira e fiscal completa, gestão de vendas tanto do posto de combustível quanto da loja de conveniência, gestão de estoque e deve ter integração total entre o CUD, o identificar do frentista e o medidor de tanque com o PDV, tudo em um único serviço.

Profissionais qualificados:

De nada adianta investir pesado na automação do seu posto de combustível se a equipe de funcionários não souber utilizar esses equipamentos e sistemas.

Antes mesmo da aquisição dos mesmos é preciso realizar um treinamento completo com os colaboradores, evitando assim maiores problemas operacionais.

Conheça nossos serviços:

A GlobalTera, acredita que por trás de cada serviço, sistema, empresa, chamado, existem pessoas!

Portanto, trabalha para entregar a solução ideal para todas as pessoas que nos contratam, com a intenção de levar praticidade, acessibilidade e tecnologia de qualidade.

Clique aqui e entre em contato conosco.

 

Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

Rolar para cima

Parabéns

Você acaba de ganhar uma oferta incrível:

webPosto

 Serviço de TI | Automação

Serviço Recorrente para garantir a continuidade do seu estabelecimento 24horas

Desconto vitalício de 10% em qualquer equipamento adquirido durante o contrato

*Oferta válida apenas para o estado do Rio de Janeiro. Para outros estados, entre em contato com nossa equipe comercial.

Esta promoção é válida até abril de 2024.

Parabéns

Você está prestes a fortalecer sua segurança online. Verifique seu email em breve para baixar o nosso eBook e descubra dicas valiosas para manter sua internet segura