A gestão de postos de combustíveis precisa ser bem planejada

A gestão de postos de combustíveis precisa ser bem planejada, para que seja eficiente, lucrativa e segura.

Ao longo deste texto, apresentaremos dicas para ajudar você a gerenciar o seu posto da melhor forma possível.

A importância de uma boa gestão de postos de combustíveis:

Assegurar uma gestão organizada em termos financeiros, técnicos e administrativos é essencial.

Com uma boa gestão, fica mais fácil mensurar os resultados do posto e viabilizar ao gestor a possibilidade de controlar os gastos, reduzindo custos.

As melhores dicas para fazer uma boa gestão de postos de combustíveis
Veja as 5 melhores dicas de como fazer uma boa gestão de um posto de combustível.

Efetue um rigoroso controle sobre os impactos ambientais:

Um posto jamais pode se esquecer do meio ambiente. Existem resoluções e normas que regulamentam e impõem que essa modalidade de negócio.

É fundamental que o posto tenha uma gestão ambiental rigorosa, que reduza e amenize os problemas relacionados à poluição, como o vazamento de combustíveis.

Um exemplo de como controlar os riscos ambientais é checar frequentemente as bombas e as válvulas, além de elaborar um plano de contenção, na eventualidade da ocorrência de algum problema de grandes proporções, como uma explosão.

Aprimore o atendimento aos clientes:

Você certamente está ciente de que o nível de atendimento em seu posto é uma das principais razões para que alguém volte ao seu posto.

Sendo assim, é simplesmente crucial dedicar uma dose especial de atenção e empenho a esse quesito.

O momento do atendimento é justamente o melhor para o posto oferecer e vender uma série de outros produtos e serviços, como:

  • palhetas de para-brisa;
  • aditivos;
  • lubrificantes;
  • trocas de óleo;
  • lavagem completa do veículo e assim por diante.

Os frentistas, diante desse contexto, podem e devem ser treinados com excelência, atualizando e aprimorando suas técnicas, competências e habilidades de atendimento.

São eles que transmitirão uma imagem positiva e, assim, conquistar e fidelizar clientes, ganhando confiança, credibilidade e simpatia deles.

Invista em segurança:

Os postos de combustíveis são um tipo de estabelecimento comercial muito visado pelos criminosos.

Isso é ainda mais forte no caso dos postos localizados mais afastados dos centros urbanos ou que funcionam 24 horas.

Em vista disso, a gestão deve, obrigatoriamente, investir na implementação de medidas de segurança.

Essas medidas precisam visar a segurança do patrimônio, dos funcionários e dos clientes.

Esses itens de segurança podem ser, entre outros exemplos:

  • equipamentos de segurança;
  • alarmes;
  • câmera;
  • vigilância na movimentação.

Aposte na loja de conveniência:

Ter uma loja de conveniência em seu posto é uma excelente forma de ampliar o mix de produtos e serviços, podendo gerar ótimos lucros. Mas vale lembrar que, para que seja de fato rentável, é preciso que seja bem gerida e administrada.

Tenha em mente que esse tipo de negócio é uma espécie de plus, de acréscimo em relação às atividades prioritárias do posto. Dessa forma, a loja de conveniência precisa ser bastante atrativa e interessante.

Um bom design, aliado a uma identidade visual marcante, certamente chama a atenção do consumidor.

O planejamento das gôndolas e a disposição dos produtos despertarão a vontade de consumo pelo cliente.

Monitore os indicadores de desempenho:

Depois de todas essas e muitas outras práticas de gestão, é essencial que se aplique indicadores de desempenho e se faça o devido monitoramento deles.

É dessa maneira que será possível acompanhar os resultados obtidos pela sua empresa e, com os dados em mãos, tomar decisões mais ágeis e eficientes.

Os impactos positivos de uma boa gestão de postos de combustíveis são inúmeros.

É por meio de uma gestão eficaz que o empreendimento terá plenas condições de se manter e de expandir os negócios, se tornando cada vez mais próspero.

Conheça nossos serviços

A GobalTera é uma empresa de soluções de TI, localizada no Rio de Janeiro e atuamos no mercado há 6 anos.

Ela foca em evolução, inovação e em qualidade na entrega de todos os serviços, independente do seu tamanho, e em sua relação com pessoas, sejam elas de nossa equipe, clientes ou parceiros.

Por isso, a GlobalTera, acredita que por trás de cada serviço, sistema, empresa, chamado, existem pessoas!

Portanto, trabalha para entregar a solução ideal para todas as pessoas que nos contratam, com a intenção de levar praticidade, acessibilidade e tecnologia de qualidade.

Clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *