Consultoria de TI: o que faz, como funciona e por que contratar

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Consultoria de TI: estratégia do negócio!

É comum associar a contratação de uma consultoria de TI apenas ao suporte técnico, como suporte a aplicações e infraestrutura, e ao desenvolvimento de software.

Mas, o trabalho de um consultor em TI vai muito além disso e se estende a todos os aspectos da gestão de TI.

Por isso, é comum que esse profissional adote modelos que recomendam as boas práticas de governança e gerenciamento de tecnologia da informação.

Então, se você sente que o departamento de TI da sua empresa não está conseguindo demonstrar a entrega dos resultados esperados ou acha difícil identificar os benefícios que os projetos de TI trazem para o negócio, peça ajuda.

Afinal, esses são alguns dos sintomas de uma gestão de TI enfraquecida que uma consultoria de TI poderia resolver.

A TI neste contexto se apresenta apenas como um centro de custos e traz pouca ou nenhuma importância ao negócio da empresa.

Leia o post e tire todas as suas dúvidas sobre consultoria em TI!

O que faz e como funciona uma Consultoria de TI?

Uma empresa de consultoria de TI é responsável por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, se necessário, auxiliar a implementá-las.

Diferentemente de um outsourcing, a consultoria tem um viés mais pedagógico.

Seu objetivo não é “fazer o trabalho pela empresa”, mas sim “ensinar a empresa a melhorar as suas práticas”. Confira algumas responsabilidades que normalmente um consultor de TI assume nas organizações.

Identificar as necessidades da empresa:

O ponto de partida para a consultoria de TI é mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação.

Por isso, é comum que o consultor em TI faça muitas perguntas e anote informações relevantes.

Essa coleta de dados é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conquistar esse objetivo.

Elaborar um programa de trabalho personalizado:

Cada organização é diferente da outra. Da mesma forma, as áreas de TI também possuem particularidades.

Após identificar as necessidades da empresa, o consultor em TI montará um programa de trabalho personalizado.

Isso significa orientar as ações que serão tomadas à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.

Construir uma solução em conjunto com o cliente:

O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto.

Nessas horas, é essencial promover dinâmicas em grupo para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente.

O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes.

Nesse sentido, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.

Acima mencionamos apenas as responsabilidades do consultor em TI, mas o cliente também possui alguns deveres. Ele precisa:

  • deixar o consultor à vontade na organização;
  • atender às solicitações do consultor;
  • estar aberto a novas possibilidades;
  • mobilizar a equipe para um trabalho colaborativo.

Também é importante lembrar que:

O papel que uma área de TI executa dentro da empresa reflete em qual estágio de maturidade esse departamento se encontra. A maturidade é a capacidade que a TI possui de entregar valor para a organização através da tecnologia.

Mas, por que isso é importante?

A atuação da consultoria de TI vai depender de qual nível de maturidade a sua TI se encontra. Baseado nisso, o consultor em TI pode sugerir diferentes tipos de práticas e ferramentas.

Mas, por que contratar uma Consultoria de TI? Conheça bons motivos!

Existem diversos motivos que justificam a contratação de uma consultoria em TI. Abaixo, listamos as cinco razões que consideramos cruciais na hora de decidir. Veja:

Receber apoio personalizado:

Ter um profissional voltado especialmente para a dinâmica de uma organização é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho.

Além disso, é muito interessante ouvir o feedback de quem está de fora, pois às vezes a empresa está tão focada em si mesma que não percebe novos desafios.

Aprender com quem já sabe:

Não é qualquer um que ocupa um cargo de consultor em TI. Esse tipo de profissional precisa ter uma boa formação acadêmica e muita experiência de mercado.

Ou seja, consultores em TI são profissionais altamente qualificados que tem o propósito de repassar seu conhecimento a outras pessoas.

Quando você aprende com quem já sabe, potencializa as suas chances de absorver o conhecimento. Isso porque o consultor um dia teve as mesmas dúvidas que você e vai saber explicar de forma clara e didática, sem ser simplista.

Trazer visibilidade para a área de TI:

Com o conhecimento especializado do consultor em TI e a personalização do atendimento, fica mais fácil transformar a TI em uma parceira estratégica do negócio.

Existem áreas de tecnologia da informação que ainda são vistas como centros de custos nas organizações. A longo prazo, isso causa desmotivação na equipe.

Nesse sentido, a consultoria de TI pode ajudar a desconstruir essa visão equivocada e abrir novas possibilidades para o negócio.

Aumentar os resultados:

A TI pode ser mais do que uma prestadora de serviços. A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento.

Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria de TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.

 

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