Quando contratar uma empresa de consultoria? – GlobalTera

consultoria

Se você busca competitividade e agilidade, pequenas empresas de consultoria podem ser uma ótima alternativa às renomadas e grandes firmas, atuantes no mercado brasileiro. Isso não significa que basta contratar uma consultoria para ter seus problemas resolvidos, e seus objetivos atingidos.

A consultoria, como qualquer outra ferramenta organizacional, deve ser aplicada com inteligência e estratégia.

Mais do que isso, a consultoria deve ser entendida como um instrumento de colaboração temporário, visando apoiar, reestruturar e desenvolver a organização em determinado momento de sua existência.

Sendo assim, cabe à própria organização patrocinar, monitorar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância de se estabelecer um ambiente de parceria e colaboração com a Consultoria para se alcançar com qualidade e eficiência o(s) objetivo(s) do projeto, ou do programa.

Então, quando o desenvolvimento de um trabalho ou projeto, em parceria com uma pequena empresa de consultoria, pode gerar resultados valiosos para a organização ou para os negócios de uma empresa?

Abaixo, eu sugiro algumas situações em que a nova visão e o capital intelectual adicionados pela consultoria poderiam criar valor à sua empresa. São elas:

Quando é preciso uma opinião imparcial. Um bom consultor sempre investe tempo e capital intelectual em seus clientes. Além disso, a ausência de “bagagem” corporativa (questões pessoais, pressões internas, impactos de decisões passadas) aumenta a capacidade do consultor observar circunstâncias e situações, sem preconceitos.

Quando conhecimentos específicos são necessários ao desenvolvimento de um projeto, mas não se encontram disponíveis na empresa. Nesse contexto, você deve entender o consultor como um especialista e uma peça relevante na montagem de uma pequena equipe para realização de um determinado trabalho ou projeto.

Nem todas as empresas têm demandas que justifiquem a contratação de profissionais especializados. Por exemplo:

  • gerentes de projetos;
  • de mudanças;
  • de processos etc. 

Quando se deseja criar um ambiente de sinergia e colaboração:

Consultores experientes são peritos na arte da conciliação e facilitadores natos, transformando com maior facilidade e agilidade opiniões divergentes em estratégias ou planos de trabalho. Eles são capazes de ouvir várias opiniões e, em seguida, sintetizá-las em algo viável para a equipe.

Também podem facilmente atravessar as fronteiras organizacionais, construindo pontes entre as equipes e os conselhos de administração.

Quando é preciso passar uma mensagem, que precisa vir de fora para produzir efeito!

Muitas vezes se fala no meio corporativo que a opinião de uma pessoa de fora é mais valiosa do que as expressas pela equipe.

Embora lamentável, isso pode ser verdade! Não porque os consultores têm uma maravilhosa bola de cristal, mas sim porque eles fornecem uma nova visão.

Em muitos casos, a perspectiva de um consultor é o necessário para convencer um grupo de pessoas resistentes e avançar sobre questões difíceis, tais como: mudanças organizacionais, projetos de inovação, reestruturações de processos de negócio etc.

Quando é preciso dar um passo adiante, e “fazer acontecer”.

Você já se sentiu como um rato de laboratório, correndo em uma roda de exercício? Enfrentando o mesmo problema a partir de um mesmo conjunto de soluções?

Consultores são profissionais que já passaram por diferentes modelos organizacionais e por diferentes soluções para resolver problemas comuns, enfrentados por empresas de diferentes setores.

Enquanto você, certamente, esperaria uma solução customizada para seu problema em particular, não seria intuitivamente melhor lidar com os problemas munido do pensamento coletivo de várias organizações e do conhecimento adquirido em cada sucesso alcançado?

Portanto, consultores podem “fazer sua empresa acontecer”, a partir da reflexão sobre experiências passadas, estabelecendo um novo ponto de vista ou, simplesmente, adicionando uma reviravolta em ideias preexistentes.

Conheça nossos serviços:

A GlobalTera, acredita que por trás de cada serviço, sistema, empresa, chamado, existem pessoas!

Portanto, trabalha para entregar a solução ideal para todas as pessoas que nos contratam, com a intenção de levar praticidade, acessibilidade e tecnologia de qualidade.

Clique aqui e entre em contato conosco.

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

Rolar para cima

Parabéns

Você acaba de ganhar uma oferta incrível:

webPosto

 Serviço de TI | Automação

Serviço Recorrente para garantir a continuidade do seu estabelecimento 24horas

Desconto vitalício de 10% em qualquer equipamento adquirido durante o contrato

*Oferta válida apenas para o estado do Rio de Janeiro. Para outros estados, entre em contato com nossa equipe comercial.

Esta promoção é válida até abril de 2024.

Parabéns

Você está prestes a fortalecer sua segurança online. Verifique seu email em breve para baixar o nosso eBook e descubra dicas valiosas para manter sua internet segura